Logo Giras de Umbanda

Vigilia de Xangô 2014

Vigilia de Xangô 2014

Trabalho espiritual que precede a festa atravessa a madrugada.

A tradicional festa em louvor ao orixá Xangô no Barracão de Pai José acontece no sábado mais próximo do dia 30 de setembro, precisamente as 16 horas. Contudo, os trabalhos espirituais que envolvem a celebração começam muito antes disso.

 

Na sexta feira, enquanto filhos de santo finalizam os últimos detalhes nos enfeites, na cozinha de santo a Mãe Silmara começa a preparar o amalá, prato ritual do Orixá que será colocado ao centro do congá junto a sua imagem e receberá as bênçãos de diversas entidades em ritual fechado que chamamos de Vigília.

 

Por volta das 18h desta sexta-feira a primeira entidade espiritual baixa no terreiro, em um médium da casa, para saudar e deixar seu axé na oferenda do grande Orixá.

 

Este Guia de Luz, que pode ser um Caboclo, um Baiano, um Preto Velho, permanece em terra por aproximadamente uma hora, quando então outro médium da casa irá receber uma outra Entidade.

 

A primeira entidade a chegar é a Cabocla Jupiara, que trabalha com Mãe Silmara e abre os trabalhos espirituais, fazendo questão de “benzer” cada filho participante, nesse ano foram muitos.

 

Ainda eiste um trabalho com os compadres e comadres, comandados pelo Sr Exu Barão (Pai Alexandre) que acontece exatamente as 0h00, “hora grande” como eles costumam dizer.

 

Este processo se dá sucessivo até as quatro da tarde do dia seguinte, sem interrupção, atravessa a madrugada e só termina para o início da grande festa pública no Barracão.

 

Se quiser saber maiores detalhes sobre o rito de Vigília, leia a matéria na coluna de Pai Alexandre, copie esse endereço: http://www.girasdeumbanda.com.br/materia/150/vigilia-para-xango-no-barracao.html

 

Abaixo disponibilizamos algumas imagens desta vigília de 2014, a maioria dos cliques ficaram por conta da filha-de-santo Daniele Vertuan.

Livro Exu e Pombagira Livro Exu e Pombagira