Logo Giras de Umbanda

15 de Setembro, dia do Ogã em SP

15 de Setembro, dia do Ogã em SP

Ogãs do Barracão: Alawó Orin e a força que move a curimba

No dia 15 de setembro, celebrado como o Dia do Ogã em São Paulo, queremos deixar registrada nossa profunda gratidão e homenagem aos filhos e filhas que sustentam o canto e o toque no Barracão de Pai José de Aruanda. A Curimba da casa, organizada no projeto chamado Núcleo de Curimba Alawo Orin, é motivo de orgulho e inspiração para todos nós.

Os Ogãs dessa casa não são apenas tocadores, são guardiães da musicalidade sagrada, da tradição e da fé viva da Umbanda.

O que é o Núcleo Alawó Orin

O nome já sintetiza a missão: alawó significa "couro" e orim significa "música" em iorubá, couro dos tambores, música dos pontos sagrados. O núcleo foi criado em abril de 2014 com dois objetivos complementares:

>    sacramentar jovens músicos como Ogãs do Barracão;
>    formalizar um estatuto de regras, conduta e prática para esses curimbeiros. 

Desde sua fundação, o Alawó Orin desenvolvem ensaios, oficinas, cursos e ritos específicos voltados para a musicalidade. A ideia é elevar o nível técnico e espiritual dos Ogãs, valorizar a autenticidade nos toques, nos pontos cantados e no uso correto dos instrumentos.

Liderados pelo Ogã Alabé Mestre Pedro Falasco, O Núcleo se consolidou como um espaço de crescimento coletivo, onde cada toque de tambor e cada canto ecoam não apenas dentro do terreiro, mas também no coração de todos que participam das giras pois os Alawô são os filhos dos médiuns da casa, uma verdadeira e grande família.

Sobre a data

Em muitas cidades brasileiras, foi instituído o Dia do Ogã para homenagear esses homens de fé que conduzem os toques de atabaque e cânticos nos terreiros. No Rio de Janeiro, a Lei Municipal nº 7.415/2022 estabelece 1º de novembro como Dia do Ogã. Em São Paulo, 15 de setembro é o dia oficial mais utilizado. Na Bahia, a data também é celebrada no próprio dia 15.

Embora haja variação local, é o 15 de setembro que se consolidou como referência majoritária para esse reconhecimento.

Por isso, neste dia especial, nossa reverência vai para cada integrante do Alawo Orin, que com amor e entrega mantêm viva a tradição da curimba no Barracão. Que todos os Orixás abençoem essa caminhada, e que possamos seguir juntos celebrando o axé que brota do som dos atabaques e ganzás.

O núcleo tem seu próprio site onde você pode acessar diversas informações e se aprofundar no assunto. Clique aqui. https://girasdeumbanda.com.br/alawoorin/

Saravá os Ogãs! Saravá os Alawo Orin!
 


 

Desmistificando as ervas Desmistificando as ervas