Logo Giras de Umbanda

Iemanjá e Oxalufã regerão 2023

Por: Pai Alexandre Falasco

Iemanjá e Oxalufã regerão 2023

O 3º caminho de Òfún é muito bom para quem tiver merecimento.

Todos os anos jogo os búzios para saber qual orixá regerá o próximo ano para nossa comunidade-terreiro, O Barracão de Pai José de Aruanda. Dessa forma, direcionamos ritos especiais da casa e traçamos um cenário das boas vibrações esperadas para o novo ciclo da Família Barracão.

2023 será regido por Iemanjá e Oxalufã, pois se apresentou no terceiro caminho de ÒFÚN.

ÒFÚN MEJI é um ODÚ composto pelos elementos água sobre água, indica ajuda e apoio. GENEROSIDADE, BONDADE E SER AMÁVEL COM AS PESSOAS será essencial.

Sua cor é o branco (fun), mas aceita também o azul. É um ODÚ feminino.

ÒFÚN MEJI representa a grande mãe e o princípio maternal, e sendo a mãe de todos os ODÚ é, também, de toda a criação.

É um ano de grande possibilidade de se obter o que se quer, para tanto será necessário agir com generosidade para com o próximo e, como já mencionei aqui, ser amável com as pessoas, só assim terá o merecimento.

O 3º caminho de ÒFÚN é um bom caminho, de bons presságios, se seguidas estas condições de comportamento.

Por ser FUN (branco) é ano de Oxalá. Oxalufã, segundo o Professor Agenor, e com Ele vem a paz que tanto desejamos.

Segundo o caderninho do Professor Agenor Miranda Rocha, considerado o último Olúwò, esta é a narrativa deste caminho de Odú:

Mandaram etu fazer este ebó para poder ter tudo entre os seus pares, as aves do mato. A galinha d'angola fez tudo conforme mandaram. Foi recomendado, também, ter boa vontade para com as pessoas com quem se encontrasse pela primeira vez.

Foi quando Orixalá se encontrou com ela no caminho, num dia de manhã bem cedo, e ela ofereceu-lhe de tudo o que levava. Orixalá ficou grato e, entusiasmado, com as suas próprias mãos, retribuiu o favor pintando belamente todo o corpo do etu com efum, ossum, etc. É por isso que a galinha-d'angola é o animal que mais se presta para mostrar semelhança com Orixalá, mais do que qualquer outro bicho existente, sendo assim de uso extraordinário para todos os efeitos.

Os detalhes antes assinalados registram grande possiblidade de se obter qualquer coisa ou fazer para o benefício próprio, nunca se deixando de cumprir determinações preceituais.
 

Desmistificando as ervas Desmistificando as ervas