Portal Giras de Umbanda

Festa para Ogum, São Jorge 2022

Festa para Ogum, São Jorge 2022

Enfim juntos! A Família Barracão se reúne para saudar seu Orixá patrono.

Depois de dois longos e amargos anos de pandemia em que, por respeito a vida e pelo bem de todos o Barracão de Pai José deixou de realizar sua tradicional Festa de Ogum, eis que em 2022 ela retorna com toda a sua força e o axé do Orixá Guerreiro.

São Jorge foi celebrado pelos seus filhos do Barracão com muito rito, cantigas, orações, enfeites e fundamentos, e novamente seu andor o trouxe para dentro do conga.

A Ialorixá Silmara Falasco é filha de Ogum e realiza esta festa na cidade de Jundiaí desde 2004, no ano passado realizara o rito fechado, sem seus filhos de santo, transmitindo ao vivo pela internet, distribuiu a tradicional feijoada no formato drive thru e agora em 2022 pode voltar a fazer com todos presentes.

"Umbanda se faz dentro do terreiro, com todos juntos, a energia é totalmente diferente, caso contrário não precisaríamos nos reunir semana após semana, aqui é o nosso lugar de saudar São Jorge como ele merece" comentou Mãe Silmara.

As Iabassês foram homenageadas pois estavam desde a sexta feira cozinhando para a vigília que antecedeu a festa e serviram a famosa feijoada do santo. Médiuns da corrente se revezaram para manter o axé madrugada adentro, sempre com entidades em terra até o horário da festa no sábado.

O Barracão de Pai José agradece a cada membro dessa família sagrada.

Fiquem com as belas imagens da filha da casa e fotógrafa Daniele Vertuan.