Portal Giras de Umbanda

Tradescantia Zebrina

Por: Leonardo Raposo

Tradescantia Zebrina

E aí, você conhece essa planta?

Essa planta aqui no Brasil tem vários nomes como: lambari, lambari-roxo, trapoeraba, onda-do-mar e/ou EGENDA.

Essa planta oriunda do México, acabou sendo introduzida em muitos outros lugares como África, América do Sul e partes da Ásia. Por ser uma planta que acumula muita água, ela tem uma fácil adaptação a ambientes mais quentes.

Na cultura dos povos de santo no Brasil, essa planta é famosa por dois nomes, Egenda e Lambari. Na umbanda, por exemplo, ela é muito associada a banhos para ajudar no desenvolvimento do médium, porém ela é muito mais do que isso.

Entre as muitas funções medicinais que ela possui, a nossa querida Egenda foi e ainda é muito utilizada no tratamento de pressão alta, problemas na bexiga e nos rins e também serve como analgésico. Seu extrato foi muito utilizado no combate ao veneno de escorpião, e acredite ou não, os povos mais antigos a utilizam no tratamento de tuberculose. Essas são apenas algumas das muitas propriedades dessa incrível planta.

Em um artigo do Ph.D Hayk S. Arakelyan, ele cita muito mais propriedades sobre ela, também cita seu uso como corante. Inclusive o título do artigo é Mother Nature Healing (Cura da Mãe Natureza).

Vale dizer que apesar de raro, a egenda pode causar alergia em certas pessoas e também em alguns animais mas até onde sabe-se, esse seria seu único malefício.

Quanto a aplicação dela no seu dia a dia
Vale ressaltar que qualquer forma de infusão da mesma eu não aconselho, não sou médico, botânico, químico e tão pouco farmacêutico para indicar tal uso. Esclarecendo essa questão, vamos ao seu uso na prática, esse sim, testado e atestado por esse vos escreve.

Banhos, emplastros e extratos.

Banho:
Quanto ao banho, além de ser uma erva que ajuda no desenvolvimento mediúnico, ela é uma excelente erva para banhos de energia e banhos calmantes.
Dica do RAPOSO: Egenda e Manjericão é tiro e queda para problemas de sono 

Emplastros:
O uso ajuda muito em cicatrizações, coceiras e dores nas pernas para quem tem problemas de circulação, o uso é simples, macere a egenda com óleo vegetal e aplique esse óleo na região usando um pano limpo, pode deixar no local por 10 minutos. (Tiro e queda)

Extrato:
Parecido com o processo do emplastro, aqui nós faremos um pequeno óleo dela, você vai macerar essa erva e retirar o máximo de líquido dela, peneire para retirar as sobras da planta, junte com o óleo vegetal em um frasco, guarde em um ambiente sem umidade (eu gosto de acrescentar algumas gotas de essência de alfazema), pronto, agora é sua usar ao seu bel prazer.


Bom, agora vocês já sabem um pouco mais sobre o poder dessa erva e o melhor, você a encontra em qualquer lugar, e para plantar é mais fácil ainda, mas detalhe, se não cuidar ela vai invadir seu quintal e pode até roubar o espaço de crescimento de outras ervas.

Artigo citado:
https://www.academia.edu/38275908/Tradescantia_Zebrina_-_Mother_Nature_Healing