X

A gira de Xangô

A gira de Xangô
Os representantes do Orixá da justiça.

Os mensageiros de Xangô são a representatividade mais perfeita da força da Umbanda na quebra de demandas. Sua manifestação é tão forte e poderosa que chega a assustar iniciantes e assistidos que não estejam familiarizados com estas entidades das montanhas e pedreiras.

São caboclos, indígenas, que vivem ou viveram mais isoladamente e portanto possuem um comportamento mais rústico. Alguns ainda nem falam nosso idioma.Talvez por isso, pouco se pratica a Gira de Xangô na Umbanda, mas quem o faz e acaba então conhecendo melhor esta entidade, descobre um verdadeiro Pai.

São amorosos, preocupados e acima de tudo muito justos. Gostam de um bom fumo e do Amalá (quiabo com camarão), de pinhão cozido e cerveja preta. Também apreciam um vinho tinto.

Se utilizam do Oxê, um machado de 2 lâminas, geralmente feito de madeira e pedra e dançam ao som do Alujá, o toque de atabaque específico do Orixá Xangô. Para quem busca a justiça, ou deseja que esta seja feita, não pode perder uma gira de Xangô.

Kawô Kabiyesilê é o cumprimento de Xangô, que segundo Pierre Verger, significa "venham ver o Rei descer a terra". E ele é mesmo o nosso Rei da Umbanda.

Continue lendo nossos artigos e matérias.

Santo Antonio Solidário II

Foi um sucesso essa segunda edição de caridade em homenagem a Exu e Pombagira.

Olubajé 2019 no Barracão

Tradicional passagem de Obaluaê na casa de Pai José emociona centenas de participantes.

Terreiro fechado?

Orientações do Barracão para esse período de quarentena por conta do Covid-19

© Copyright 2010 Giras de Umbanda - Todos os direitos reservados