X

A gira de Xangô

A gira de Xangô
Os representantes do Orixá da justiça.

Os mensageiros de Xangô são a representatividade mais perfeita da força da Umbanda na quebra de demandas. Sua manifestação é tão forte e poderosa que chega a assustar iniciantes e assistidos que não estejam familiarizados com estas entidades das montanhas e pedreiras.

São caboclos, indígenas, que vivem ou viveram mais isoladamente e portanto possuem um comportamento mais rústico. Alguns ainda nem falam nosso idioma.Talvez por isso, pouco se pratica a Gira de Xangô na Umbanda, mas quem o faz e acaba então conhecendo melhor esta entidade, descobre um verdadeiro Pai.

São amorosos, preocupados e acima de tudo muito justos. Gostam de um bom fumo e do Amalá (quiabo com camarão), de pinhão cozido e cerveja preta. Também apreciam um vinho tinto.

Se utilizam do Oxê, um machado de 2 lâminas, geralmente feito de madeira e pedra e dançam ao som do Alujá, o toque de atabaque específico do Orixá Xangô. Para quem busca a justiça, ou deseja que esta seja feita, não pode perder uma gira de Xangô.

Kawô Kabiyesilê é o cumprimento de Xangô, que segundo Pierre Verger, significa "venham ver o Rei descer a terra". E ele é mesmo o nosso Rei da Umbanda.

Continue lendo nossos artigos e matérias.

16ª Festa de Oxóssi

2020, veja belas imagens desta que é a primeira festa do ano No Barracão de Pai José

E Mavile Mavango!

Pontos cantados do Padê do Barracão.

O 5º caminho de Odí regerá 2020

Um ano muito difícil vem por aí, com muitas brigas e necessidade de PACIÊNCIA. Ano de acalmar o ímpeto de Ogum.

© Copyright 2010 Giras de Umbanda - Todos os direitos reservados