X

A Gira de Marinheiros

A Gira de Marinheiros
Os mensageiros de Mãe Iemanjá no Barracão.

Os mensageiros do Mar, de Mãe Iemanjá. Estes são os Espíritos dos Marinheiros que se manifestam na Gira homônima e tambem conhecida como Marujada. Teriam sido em geral, marinheiros de profissão, ou então muito ligados ao mar como os pescadores, os caiçaras, por exemplo. Seu maior objetivo é trazer o Axé da Rainha do mar, trazer sua mensagem de paz, e também realizar suas mirongas voltadas especialmente para a limpeza, para levar consigo qualquer mal e sepultá-lo na Calunga Grande.

Estas Entidades podem vir de qualquer região do País que seja banhada pelo mar, daí a grande mistura de sotaques e diferentes maneiras de se portar. Unânime é o fato de que todos Eles conhecem muito bem os segredos da maré, que da mesma forma que leva, também traz. Ensinam-nos através da sua vasta experiência, experiência de quem viveu muito longe de casa, sentiu saudades, solidão, e apesar disso são muito alegres e brincalhões, além de galanteadores.

Marinheiro gosta muito de bebidas fortes, mas sabe que não deve abusar quando incorporado em seu médium, este é que deve ficar atento para não fazê-lo por sua própria conta.

Ele vem no balanço do mar, balançam para cá e para lá, como se ainda estivessem sobre o seu barco no meio do oceano, as pessoas que presenciam sua manifestação, acreditam que Eles estão sob efeito de álcool, mas não é esse o verdadeiro simbolismo de seus gestos. Saúdam Mãe Iemanjá, quando se trata de pescadores costumam chamá-la de Mãe Janaina, quase sempre carregam uma garrafa debaixo de um dos braços.

 

Continue lendo nossos artigos e matérias.

Santo Antonio Solidário

Barracão de Pai José realiza campanha para ajudar os impactados pela pandemia.

Terreiro fechado?

Orientações do Barracão para esse período de quarentena por conta do Covid-19

16ª Festa de Oxóssi

2020, veja belas imagens desta que é a primeira festa do ano No Barracão de Pai José

© Copyright 2010 Giras de Umbanda - Todos os direitos reservados