X

Especial Ogum, as ferramentas

Especial Ogum, as ferramentas
O assentamento de Ogum na Umbanda de Barracão

Ogum é o Orixá da guerra, o guerreiro, quem inventou o manejo do ferro e com isso se tornou padroeiro dos soldados, dos militares, dos policiais, soberano nas batalhas, mas também na agricultura, que da mesma forma utiliza materiais de ferro, assim como metalúrgicos e até profissionais ligados a tecnologia são protegidos do grande Orixá.

Na Umbanda praticada no Barracão de Pai José, a exemplo de tantos outros terreiros umbandistas proveniente das mesmas escolas, um fundamento é bastante utilizado, chamado de assentamento do Orixá, onde um filho do Orixá materializa seu axé num conglomerado de peças, materiais, favas e plantas alusivos ao seu culto, aos seus domínios.

São ferramentas de agricultura, peças de estradas de ferro, materiais de ferreiros, policiais e soldados, tudo quanto mais usado for, melhor, pois tem o axé de sua aplicação na prática e o axé do tempo.

Não confundir o assentamento umbandista com o assentamento no candomblé, são religiões diferentes e, portanto o modo de culto também o é, salvo apenas a coincidência do nome, fruto da mesma descendência afro-brasileira, os fundamentos são outros.

Este assentamento é sacralizado em um rito chamado camarinha, onde o filho do Orixá, geralmente o que vai liderar uma comunidade, um templo, é submetido. Ele fica deitado por alguns dias diante dos objetos, dentro do terreiro, estabelecendo ligação profunda num ritual fechado ministrado por sacerdote que já possua tais sacramentos.

Depois disso este assentamento deve ser sempre renovado em seu Axé, o que na Umbanda é feito apenas com novas folhas do Orixá, e ele pode agregar novas peças, novos materiais além daqueles consagrados no ritual de camarinha.

Abaixo disponibilizamos algumas fotos tiradas durante a renovação do assentamento de Mãe Silmara Falasco, sacerdotisa do Barracão de Pai José, que nesta ocasião preparava e incluía mais alguns objetos ao seu assentamento na véspera da festa ao Orixá Ogum.

 

Continue lendo nossos artigos e matérias.

Terreiro fechado?

Orientações do Barracão para esse período de quarentena por conta do Covid-19

Quarengira, a gira da Quarentena

O Barracão realiza giras virtuais para manter a união das boas vibrações.

O 5º caminho de Odí regerá 2020

Um ano muito difícil vem por aí, com muitas brigas e necessidade de PACIÊNCIA. Ano de acalmar o ímpeto de Ogum.

© Copyright 2010 Giras de Umbanda - Todos os direitos reservados