Logo Giras de Umbanda

Ejionilê, Oxalá regerá 2019

Ejionilê, Oxalá regerá 2019

Pai Alexandre joga os búzios para o Barracão.

30/11/18 - Todos os anos Pai Alexandre Falasco joga os búzios para saber qual orixá regerá o próximo ano para sua comunidade-terreiro, O Barracão de Pai José de Aruanda. Dessa forma, direciona ritos especiais da casa e traça um cenário das boas vibrações esperadas para o novo ciclo da comunidade.
 
Para 2019, Oxalá respondeu em Ejionilê, no seu terceiro caminho.
 
Pai Alexandre explica que o Odú Ejionilê remete à grande proteção espiritual e à importância da manutenção e zelo com as amizades. Contudo, em seu terceiro caminho, alerta para muita possibilidade de brigas conjugais, apesar de apontar para uma reconciliação no final quando tomadas as devidas cautelas.
 
A narrativa mítica deste odu, segundo o saudoso Aluwó Professor Agenor Miranda Rocha, conta a história de um casal que brigava, mas que cumpre suas obrigações rituais com o santo, restabelecendo a paz almejada por qualquer casal de namorados ou mesmo outro tipo de pessoa vinculada à situação afetiva com interesse de ter uma nova união feliz, ou uma reconciliação frutuosa da união anterior. É a deliberação para essa vontade que transmite este caminho.
 
E ṣe o hèpá Bàbá! (Agradecemos e damos vivas ao Pai!)
 
Um feliz 2019 para todos.

Livro Exu e Pombagira Livro Exu e Pombagira