Logo Giras de Umbanda

Festa para Xangô 2015

Festa para Xangô 2015

Uma comunidade terreiro louvando seu orixá patrono.

A comunidade terreiro Barracão de Pai José de Aruanda tem dois orixás considerados patronos de seu axé, Xangô e Ogum, o primeiro comemorado em setembro, próximo do dia 30, data de São Jerônimo, santo católico sincretizado na umbanda com o orixá da justiça.
 
É neste mês que acontece a tradicional festa em honra a este grande orixá no Barracão, e em 2015 os ritos foram realizados, depois de uma semana cheia de preparativos e sagrações como a vigília que atravessa a noite recebendo diversas entidades para preparar espiritualmente essa grande homenagem.
 
Com muita dedicação de todos os membros dessa comunidade, novamente Xangô foi saudado, novamente o andor levou a oferenda coletiva até o assentamento externo da casa consagrado ao orixá, novamente se comungou com o santo e se confraternizaram os membros da família Barracão entre si e entre seus ancestrais, manifestados através da incorporação das entidades mensageiras dessa energia.
 
Um ponto cantado, que é considerado como um hino dessa comunidade terreiro, foi entoado. É considerado assim porque é uma rara cantiga que louva ao mesmo tempo Xangô e Ogum, e nesta tarde teve abrilhantados os seus versos pelos toques do Alabé Pedro Falasco e sua curimba dos Alawo Orin, garotos que são motivos de orgulho dessa comunidade.
 
Xangô é o pai, é a representação da família, da sagrada família umbandista.
 
Fiquem novamente com belas imagens da filha do Barracão Daniele Vertuan, em fotos que estão relacionadas abaixo e em vídeo, onde ela registrou essa cantiga e os toques sagrados.

 

 
 

Desmistificando as ervas Desmistificando as ervas