Foi na noite de 03 de Setembro de 2014 em uma cerimônia fechada somente para os familiares dos membros do Núcleo Alawô Orin, que aconteceu a consagração dos Ogãs e seus instrumentos.
O celebrante foi o Baiano Severino da Curaçá, entidade chefe do terreiro que trabalha com o Babalorixá Alexandre Falasco e é o responsável pelos assuntos que dizem respeito a curimba e demais rituais afro de raiz, já que possui muito conhecimento nessa área.
Contudo, entidades de todos os sacerdotes e também dos médiuns presentes vieram em terra naquela noite abençoada, trouxeram seu axé lá da terra de todos os santos e juntos consagraram e “cruzaram na lei de pemba” os nossos queridos Alawô e seus instrumentos.
Sobre o Projeto:
Em ioruba, dialeto africano, a palavra alawó significa "couro" e orim significa "música". O Núcleo de Curimba Alawó Orim é a curimba do templo umbandista "O Barracão de Pai José de Aruanda". O núcleo foi criado em abril de 2014 com o objetivo de sacramentar os jovens músicos do templo como Ogãs da casa e criar um estatuto próprio, de regras, conduta e prática que só dizem respeito aos curimbeiros. Visa desenvolver ritos específicos, ensaios, cursos, oficinas e atividades alusivas a musicalidade da religião.
ACESSE O SITE DO NÍCLEO DE CURIMBA ALAWÔ ORIN:
http://alawo.girasdeumbanda.com.br/
Fique com as imagens desta noite, fotografadas pela filha-de-santo Daniele Vertuan.