X

Reinaugurada a Cangira do Barracão 

Reinaugurada a Cangira do Barracão 
Um fundamento importante do Terreiro.

Ponto de força dos mais importantes de um templo umbandista, a Canjira é a tronqueira, é a “casa” dos nossos guardiões, um local de culto e ao mesmo tempo uma fortaleza, ou mais chulamente falando, uma guarita.

Afinal nossos Exus e Pombagiras são os policiais da Umbanda, aqueles que guardam a entrada de nosso templo em todos os trabalhos. Seja uma Gira de Caboclo ou de Erê, a presença de nossos Exus está garantida para aqueles que realizam o ritual de padê.

No Barracão de Pai José de Aruanda, os Guias Chefes da linha de Exu são o Sr. Barão e o Sr. Da Capela.  A Cangira sempre esteve presente e nesta ocasião foi reinaugurada depois de passar por uma reforma que a reconstruiu na forma de uma capela, em homenagem ao Exu da Capela, e seu local no templo foi batizado de Praça Sr. Exu da Capela.

A ocasião está sendo destacada aqui para ressaltar a importância do ritual de padê e a Canjira nos terreiros de Umbanda, pois, além de nos proteger, também evita na prática, os chamados descarregos.

Saiba mais sobre este assunto lendo o Livro Umbanda de Barracão.

Continue lendo nossos artigos e matérias.

Quarengira, a gira da Quarentena

O Barracão realiza giras virtuais para manter a união das boas vibrações.

Festão de 15 anos do Barracão

Um evento para ficar na memória de filhos e simpatizantes da casa.

Ofò - Encantando as ervas!

Para o povo Iorubá , o poder mágico das ervas só é possível se as mesmas forem acompanhadas de palavras que as encantem, o Ofò.

© Copyright 2010 Giras de Umbanda - Todos os direitos reservados