X

Festa para Exu 2012

Festa para Exu 2012
Barracão de Pai José realiza festa para Exu e Pomba Gira

Por Lucimara de Campos


O Barracão comemorou neste último sábado dia 25/02/2012 a segunda festa para os nossos guardiões EXUS e nossas queridas e belas Pombas Giras, a preparação começou na sexta com os enfeites, que foram concluídos no sábado de manhã. (fotos)


Foi formado uma encruzilhada no meio da assistência e a mesma pôde ficar em volta desta encruzilhada desfrutando da festa.


No inicio do trabalho foi puxado os pontos para Exu, que sempre nos arrepiam e nos trazem mais vibrações ainda, um deles em especial nos trás a descrição do que representa esta linha, que é a nossa proteção. Nossos "guardas":


“Tava dormindo na beira do mar, Tava dormindo na beira do mar, quando a Umbanda me chamou pra trabalhar, acorda Exu Tronqueira vai vigiar, acorda Exu Tronqueira, vai vigiar, o inimigo está invadindo a porteira do curral, põe a mão na suas armas vai guerrear, bota o inimigo pra fora para nunca mais voltar !"


No decorrer do trabalho foi feito um churrasco comunitário, onde todos contribuíram, tanto os médiuns como a assistência.

Fora os atendimentos, que sempre são bate papos cheio de conselhos maravilhosos com bom humor, mas com muita sabedoria.


Segundo as palavras de Pierre Verger:


“Exu é a figura mais controvertida dos cultos afro-brasileiros e também a mais conhecida. Há, antes de tudo, a discussão se Exu é um Orixá ou apenas uma Entidade diferente, que ficaria entre a classificação de Orixá e Ser Humano. Sem dúvida, ele trafega tanto pelo mundo material (ayé), onde habitam os seres humanos e todas as figuras vivas que conhecemos, como pela região do sobrenatural (orum), onde trafegam Orixás, Entidades afins e as Almas dos mortos (eguns).”


Esses guias não são demônios, como muitas religiões os descrevem, e sim anjos que nos protegem e nos livram de maldades de encarnados e desencarnados.


A festa teve propósito especial por ser 2012 um ano regido pelo Orixá Exu para a comunidade do Barracão de Pai José de Aruanda.


Loroiê Exu


Fotos Silmara Falasco


Continue lendo nossos artigos e matérias.

Terreiro fechado?

Orientações do Barracão para esse período de quarentena por conta do Covid-19

Olubajé 2019 no Barracão

Tradicional passagem de Obaluaê na casa de Pai José emociona centenas de participantes.

Santo Antonio Solidário

Barracão de Pai José realiza campanha para ajudar os impactados pela pandemia.

© Copyright 2010 Giras de Umbanda - Todos os direitos reservados