Logo Giras de Umbanda

Festa para Exu 2012

Festa para Exu 2012

Barracão de Pai José realiza festa para Exu e Pomba Gira

Por Lucimara de Campos


O Barracão comemorou neste último sábado dia 25/02/2012 a segunda festa para os nossos guardiões EXUS e nossas queridas e belas Pombas Giras, a preparação começou na sexta com os enfeites, que foram concluídos no sábado de manhã. (fotos)


Foi formado uma encruzilhada no meio da assistência e a mesma pôde ficar em volta desta encruzilhada desfrutando da festa.


No inicio do trabalho foi puxado os pontos para Exu, que sempre nos arrepiam e nos trazem mais vibrações ainda, um deles em especial nos trás a descrição do que representa esta linha, que é a nossa proteção. Nossos "guardas":


“Tava dormindo na beira do mar, Tava dormindo na beira do mar, quando a Umbanda me chamou pra trabalhar, acorda Exu Tronqueira vai vigiar, acorda Exu Tronqueira, vai vigiar, o inimigo está invadindo a porteira do curral, põe a mão na suas armas vai guerrear, bota o inimigo pra fora para nunca mais voltar !"


No decorrer do trabalho foi feito um churrasco comunitário, onde todos contribuíram, tanto os médiuns como a assistência.

Fora os atendimentos, que sempre são bate papos cheio de conselhos maravilhosos com bom humor, mas com muita sabedoria.


Segundo as palavras de Pierre Verger:


“Exu é a figura mais controvertida dos cultos afro-brasileiros e também a mais conhecida. Há, antes de tudo, a discussão se Exu é um Orixá ou apenas uma Entidade diferente, que ficaria entre a classificação de Orixá e Ser Humano. Sem dúvida, ele trafega tanto pelo mundo material (ayé), onde habitam os seres humanos e todas as figuras vivas que conhecemos, como pela região do sobrenatural (orum), onde trafegam Orixás, Entidades afins e as Almas dos mortos (eguns).”


Esses guias não são demônios, como muitas religiões os descrevem, e sim anjos que nos protegem e nos livram de maldades de encarnados e desencarnados.


A festa teve propósito especial por ser 2012 um ano regido pelo Orixá Exu para a comunidade do Barracão de Pai José de Aruanda.


Loroiê Exu


Fotos Silmara Falasco


Desmistificando as ervas Desmistificando as ervas