Hoje é 07/12/19 ,Sábado, dia de Iemanjá

Olubajé 2019 no Barracão

Fotos da passagem de Obaluaê na casa de Pai José

Fotos da passagem de Obaluaê na casa de Pai José

Por: Alexandre Falasco
 
O Olubajé é uma homenagem ritual ao Orixá Obaluaê (Omolú quando na forma mais velha), não se trata de uma festa e sim de um rito muito especial ao Orixá das pestes e doenças.
 
No Barracão de Pai José de Aruanda realizamos o Olubajé neste mês, pois o sincretismo deste Orixá é com o santo São Roque (comemorado em 16 de agosto).
 
Os trabalhos se iniciam com os enfeites no barracão, onde todos os filhos e frequentadores participam na confecção dos fios de pipocas, sendo orientados para pedir que Obaluaê leve as doenças embora enquanto enfiam a pipoca no fio, quase um rosário que já é parte do rito, e no terreiro a união de todas essas “rezas” se transformam numa imensa cobertura de pipocas que lembra uma das lendas do Orixá, um Itã que é lido pela Mãe Silmara ano após ano, lembrando o dia mítico em que Obaluaê teve suas chagas transformadas em pipoca por Iansã, que se espalharam brancas pelo barracão (por isso o Barracão fica coberto por enfeites assim).
 
Um dia antes do Olubajé, os filhos de Obaluaê do Barracão recebem o Doburú, um rito de preparação celebrado pelo Pai de Santo para que estes tenham mais proteção para a hora da incorporação dos mensageiros de Obaluaê. No Barracão de Pai José somente quem tem o Orixá na coroa pode receber seus mensageiros.
 
Tudo isso revela a grande importância do Orixá na estrutura religiosa da casa, e no dia do Olubajé, seus filhos então recebem a visita mágica destes mensageiros. Vestidos com suas roupas de palha e dançando pelo recinto, estes espíritos, diferentemente das outras giras de Umbanda, não falam, apenas dançam e lançam seu axé, “lembrando” muito o que acontece nos terreiros de candomblé, revelando essa influência na nossa Umbanda.
 
Na África Obàlúwàiyé significa rei e senhor da terra, Oba (rei) aiyê (terra), e no Brasil seu nome pode ser encontrado de muitas maneiras, Obaluaiyê, Obaluaê, Xapanã, Omolu, entre outros.
 
O caminho dos nomes que vem do yorubá pode confundir, podemos então simplificar assim: Obaluaê = Nome do Orixá / Olubajé = rito anual para Obaluaê / Doburú = Rito de preparo que precede o Olubajé (com oferenda de pipoca com dendê).
 
Assim como Iansã, Obaluaê tem domínio sobre os mortos, seu campo de atuação é o cemitério, suas contas são nas cores pretas, vermelhas e brancas, suas velas pretas e brancas, e sua oferenda é a pipoca com azeite de dendê que leva o mesmo nome do rito de preparação, doburú. Mulheres devem render culto usando saias de renda, nunca calças. O Orixá só incorpora nos filhos que estão vestindo a roupa de palha, pois não gostam de mostrar sua aparência.
 
Fique com as imagens clicadas pela filha do Barracão Daniele Vertuan.