X

A Umbanda

A Umbanda
O que é Umbanda?

Por Pai Alexandre Falasco

Se você não conhece a Umbanda, esse texto vai te ajudar a entender um pouco sobre essa religião genuinamente brasileira.

As tradições de vestir branco no Ano-Novo, pular sete ondas e depositar flores no mar têm tudo a ver com essa religião. Se você já fez alguma dessas coisas, você já praticou um pouquinho de Umbanda.

É a religião dos Pretos Velhos, Caboclos, entre outras falanges de espíritos de luz que através de seus médiuns vestidos de branco e pés descalços, realizam atendimentos espirituais regados a boas conversas, conselhos, benzimentos e os famosos passes mediúnicos.

Essas falanges trabalham no dia de suas giras (ver o que é em As Giras de Umbanda) e geralmente esses espíritos representam um Orixá.

Os Orixás são como os santos da igreja católica, inclusive existe um sincretismo entre eles, Ogum é São Jorge, Xangô é São Jeronimo, e assim por diante.

Deus para os umbandistas é um só, e o nome dele pode ser Nzambi, Olorum, Tupã, Deus, God, dependendo da língua que você fala.

Além de monoteísta a umbanda é cristã (veja em A Umbanda é Cristã) pois recebeu influência do Catolicismo romano e do Kardecismo francês, além do Candomblé africano e das crenças indígenas tupiniquins. (Veja mais em A Origem da Umbanda)

Seus adeptos acreditam na vida espiritual após a morte, na reencarnação e na lei do carma. Praticam a caridade dentro e fora dos terreiros e não cobram absolutamente nada por seus trabalhos religiosos. Qualquer coisa diferente disso, acredite, não é Umbanda.

A Umbanda não pratica sacrifício de animais e toma a natureza como sagrada, protegendo-a desde muito antes do assunto "ecologia" ser tão atual.

Isso é apenas um resumo, continue navegando pelo nosso portal e conheça muito mais sobre essa religião tão brasileira e por vezes tão discriminada pela falta de conhecimento.

Em tempo, "Macumba" é apenas um instrumento musical africano.

 

Continue lendo nossos artigos e matérias.

16ª Festa de Oxóssi

2020, veja belas imagens desta que é a primeira festa do ano No Barracão de Pai José

O 5º caminho de Odí regerá 2020

Um ano muito difícil vem por aí, com muitas brigas e necessidade de PACIÊNCIA. Ano de acalmar o ímpeto de Ogum.

E Mavile Mavango!

Pontos cantados do Padê do Barracão.

© Copyright 2010 Giras de Umbanda - Todos os direitos reservados