X

16ª Festa de Oxóssi

16ª Festa de Oxóssi
2020, veja belas imagens desta que é a primeira festa do ano No Barracão de Pai José

20 de janeiro é dia de São Sebastião, que para a Umbanda é Oxóssi, representado pelos queridos Caboclos, espíritos dos primeiros habitantes dessa terra.

No calendário de festejos do Barracão de Pai José, esse é o primeiro compromisso de todos os anos e, portanto, a ansiedade é muito grande, já que estamos retornando para nossa casa de axé depois de um pequeno recesso de fim de ano. Pequeno, porém, para nós filhos de santo, parece uma eternidade.

Daí o carinho tão especial para esta homenagem, que mistura nossa enorme devoção ao Orixá e seus mensageiros, a nossa saudade de enfeitar o terreiro para festejar a vida.

São folhas de eucalipto espalhadas pelo chão e muito verde enfeitando o congá, numa tentativa de simular num local urbano, a mata, que seria o habitat e ponto de força natural destas entidades.

A Mãe de Santo Kelly Falasco, assume papel importante nestes últimos anos de festejos ao orixá, pois como filha de Oxossi, organiza junto aos demais filhos e simpatizantes voluntários, todos os preparos, tanto na parte de enfeites, como no sagrado das oferendas: no aluá, no axoxô, as frutas, e tudo que representa ou é símbolo e área de atuação dos amados Caboclos.

Fique com as fotos da fotógrafa e filha-de-santo Daniele Vertuan.

Continue lendo nossos artigos e matérias.

Lives do Axé

Uma forma de estar junto, mesmo de longe.

Festa para Xangô 2021 marca volta dos médiuns

Ainda que sem assistência, mais um passo foi dado rumo a normalidade.

Olubajé 2019 no Barracão

Tradicional passagem de Obaluaê na casa de Pai José emociona centenas de participantes.

© Copyright 2010 Giras de Umbanda - Todos os direitos reservados