Logo Giras de Umbanda

20º Fechamento de Corpo no Barracão de Pai José

Por: Pai Alexandre Falasco

20º Fechamento de Corpo no Barracão de Pai José

Sexta Feira Santa, 07 de Abril, aconteceu esse maravilhoso rito cheio de fundamento, entenda!

No Barracão de Pai José, toda Sexta Feira da Paixão de Cristo é celebrada com muitos rituais que levam a família Barracão até o momento do Fechamento de Corpo e os benzimentos com o óleo ungido.

Antes, com a chegada do celebrante Pai José de Aruanda, os filhos realizam o bate-folha, com a erva "para raio" e outras, onde se benzem uns aos outros.

Na sequência acontece o ritual de fechamento de corpo que começa entre os fundadores do terreiro, esses fundadores benzem os outros filhos da casa e esses benzem os visitantes da assistência. Esta parte do ritual segue esta sequência para simbolizar o surgimento do próprio Barracão, que começou com este grupo pequenino de pessoas (fundadores) e foi aumentando até os mais de 300 participantes que se encontram hoje a cada trabalho da casa.

Tudo sempre acompanhado pelos toques de atabaques e ganzás da curimba dos Alawo Orin.

Enfim, quando todos já estão devidamente rezados e abençoados, e a tarde da sexta já está virando noite, é a hora do trabalho virar para Exu e Pombagira, nossos compadres e comadres vem em terra para finalizar os processos litúrgicos desta cerimônia com suas mirongas de proteção espiritual e energização do bará, o corpo físico dos filhos e visitantes, a fim de equilibrar as forças que fazem deste ritual uma blindagem completa e um axé individual e coletivo para a sequência do ano ritual desta egrégora chamada Família Barracão de Pai José de Aruanda.

Mãe Silmara Falasco, Ialorixá do Barracão, se emociona ao falar da importância do terreiro nesses 20 anos: 
Em 20 anos, transformamos o terreiro Barracão num lugar onde podemos levar nossos filhos, onde podemos ensiná-los o verdadeiro sentido da religião, que é praticar o bem, ajudar o próximo, ter humildade e muito, muito amor. Nossa família abriu as portas para outras famílias também levarem seus filhos, e hoje esse Barracão se tornou o que vimos hoje no nosso 20° trabalho de Fechamento de Corpo. Aproximadamente 400 pessoas num espaço limitado, compartilhando amor, cuidado e fé, completa Mãe Silmara.

O ritual de fechamento de corpo na umbanda é mais uma herança dos povos Banto, Nos Candomblés Angola, na sexta-feira santa é feito o ritual da "Kura" (fechamento de corpo). Este ritual era praticado pelos Ndembu de Luanda pelo nome de "Nkula", para proteger de qualquer negatividade.

Fique com as belíssimas fotos da nossa querida Elenita Montibeler.

Livro Exu e Pombagira Livro Exu e Pombagira