Hoje é 24/05/18 ,Quinta-Feira, dia de Oxóssi

Nasce a Uni Terreiros

Primeira reunião do ano define calendário

Primeira reunião do ano define calendário

O destaque ficou para o “Batuque do Bem”, que acontece no segundo domingo de novembro.
 
A UNI Terreiros – União das Comunidades de Terreiros de Jundiaí e Região, associação sem fins lucrativos, que reúne os templos de Umbanda e Candomblé, apresentou na noite de ontem, 8 de janeiro, a composição da sua diretoria na sua primeira reunião do ano de 2018. O encontro aconteceu na sede do Templo de Umbanda Caboclo Pedra Preta, no Jardim Estádio.
 
O dirigente da Casa, Benedito Soares da Silva Neto, o Pai Benê, agradeceu a presença de todos e passou a palavra ao presidente da UNI Terreiros, Pai Pequeno Gihad Ahmid Abou Abbas, do mesmo templo. 
 
Ele apresentou a pauta, que foi elaborada com base na assembleia de formação da diretoria, no dia 13 de dezembro, na Cabana São Jorge. A primeira discussão foi sobre o calendário de eventos que a associação irá realizar. 
 
Ficou definido como datas de relevância com ações da UNI Terreiros, 21 de janeiro (Dia de Combate a Intolerância Religiosa), 30 de setembro (Dia do Candomblé), 15 de novembro (Dia da Umbanda) e 20 de novembro (Dia da Consciência Negra).
 
No entanto, com a aproximação dia 21 de janeiro, não há tempo hábil para elaborar um ato da própria UNI Terreiros. Desta forma, ficou definido em assembleia, que os Templos que quiserem podem e devem participar da manifestação que está programada na cidade.
 
União
 
Para marcar como um evento de grande proporção da UNI Terreiros foi apresentado o segundo domingo do mês de novembro, a partir deste ano, como a data para a realização do “Batuque do Bem”. Esta atividade fará menção ao Dia da Umbanda e Dia da Consciência Negra com a exibição das curimbas que fazem parte de nossos Templos. A programação e dinâmica ainda serão discutidos posteriormente.
 
Comunicação
 
Um outro fator de relevância foi a criação da identidade visual da UNI Terreiros e os canais de comunicação para informar eventos e também denúncias de intolerância religiosa. 
 
O diretor de Eventos, Pai Alexandre Falasco, do Centro de Umbanda O Barracão de Pai José de Aruanda, explicou sobre as mídias sociais e da importância que a comunicação terá para o grupo.
 
Outra definição foi a confecção da camiseta da associação, que será utilizada pela diretoria nas visitas que fará nos Templos.  “Ela será utilizada somente nas visitas oficiais em que os diretores representam a UNI Terreiros. Ou ainda em eventos sobre a religião que aconteçam na região. A compra da camiseta não é obrigatória”, reforçou o presidente Gihad Ahmid Abou Abbas.
 
Próxima reunião
 
A UNI Terreiros fara a reunião de fevereiro no dia 20, no Centro de Umbanda O Barracão de Pai José de Aruanda, que fica na rua Lima, 366, Ponte São João.
 
Diretoria
 
A Diretoria da Uni Terreiros tem a seguinte composição:
 
Presidente -  Babakekerê Gihad Ahmid Abou Abbas 
Vice-Presidente -  Elemoso Ogã Eginaldo Marcos Honório
Primeiro Secretário – Babalorixá Samuel Leme da Silva
Segundo Secretário - Diretora Financeira - Marineide Vilas Boas
Diretoria Jurídica – Cambono Célio Okumura Fernandes
Diretoria Jurídica - Médium Passista Gustavo Castiglioni Toldo
Primeiro Tesoureiro – Cambono Cláudio Leandro da Silva
Segundo Tesoureiro - Dirigente Espiritual Benedito Soares da Silva Neto
Diretoria de Umbanda - Babalorixá Presidente Salvador Maria
Diretoria de Candomblé - Dirigente Espiritual Sandra Roberta de Paula
Diretoria de Relações Públicas - Babalorixá Presidente Edivaneis Gomes Ferreira da Silva
Auxiliar da Diretoria de Relações Públicas – Cambono Jamilson Tonoli 
Diretoria de Eventos - Fundador / Sacerdote Alexandre Cesar Falasco
 
Conselho Fiscal 
 
Médium Passista Flaviane Tejeda
Dirigente Espiritual Roberto Ferreira da Silva
Presidente Material Vera Lúcia Pereira Piovesan

Matéria: Édi Gomes