Hoje é 29/03/17 ,Quarta-Feira, dia de Xangô

Magia das ervas 2

O poder do gengibre e seu uso ritual no culto a Orixá.

Por: Leonardo Raposo

O poder do gengibre e seu uso ritual no culto a Orixá.

O gengibre em seu uso medicinal já é bem conhecido, principalmente seu chá, porém vou falar do seu uso ritual.

Como citado pelo erveiro Adriano Camargo, o gengibre é associado a "potência de Ogum", sua propriedade potencializa a ação de outras ervas, quando usada em conjunto aumenta seu tempo de duração e intensidade, ele por si só pode ser usado como banho de limpeza e regeneração espiritual.
 
Associando o gengibre a outras ervas você pode trazer mais equilíbrio ao seu banho, um banho feito por mim em alguns trabalhos no barracão é o de egenda com gengibre e abre-caminho, como bom filho de Ogum que sou, nesse banho juntei três plantas dele, porém o uso do gengibre como potencializador pode ser feito com qualquer erva.
 
É importante saber quando usá-lo, se a pessoa já tem alguma reação adversa a algum tipo de erva, o uso do gengibre não é indicado, assim como não indico nenhum filho de santo que não tenha Ogum, Exú ou Ossaim na coroa a tomar um banho de erva quente com o gengibre.
 
Sempre quando preparamos um banho devemos ter em mente a finalidade dele, se for para limpeza, preparo espiritual antes de uma gira, enfim, as ervas devem ser escolhidas com responsabilidade e potencializar o efeito delas também.
 
Para finalizar, o gengibre tem como orixás Ogum, Exú e Iansã