Hoje é 20/08/17 ,Domingo, dia de Oxalá

Magia das ervas

O uso mágico das ervas na cultura yorubá

Por: Leonardo Raposo

O uso mágico das ervas na cultura yorubá

Sabemos da importância do uso fitoterápico das ervas porém não podemos esquecer do grande poder mágico delas, e nesse primeiro de uma serie de vários artigos irei abordar o uso de algumas ervas em vários rituais mágicos.

Selecione 2 elementos muito utilizados na cultura Yorubá em trabalhos de proteção ao mal,seja físico ou espiritual esses dois elementos sempre aparecem.
 
1.Sabão da costa
Muito comum, o sabão da costa ou Osé Dudu, tem excelentes propriedades de limpeza, seu uso é muito difundido no culto a orixás e na cultura yorubá encontra-se em praticamente todos os ritos de proteção e limpeza.
 
Seu uso sempre em forma de banho, é utilizado sozinho ou junto a outras ervas, tem sempre como intuito a proteção e limpeza do espírito.
Em muitos rituais, após algum tipo de trabalho ser feito, o sabão da costa sempre é indicado para a limpeza e proteção espiritual.
 
2.Araticum de Areia
A erva do descarrego, assim podemos definir esse poderoso elemento, se o sabão da costa é usado pra limpar e proteger, o araticum é usado para eliminar qualquer tipo de energia negativa, é muito utilizado em rituais de descarrego .
Na cultura yorubá quando o assunto era limpeza e/ou proteção contra outros trabalhos, a erva a ser utilizada era essa.
 
Por ser uma erva muito forte seu uso não é aconselhável antes de um trabalho de incorporação.
 
Separei um banho de limpeza que envolve esses dois elementos .
 
Primeiro se banhe do pescoço para baixo com o araticum e alfavaca, esses dois elementos
irão fazer a limpeza e após esse banho realizar um segundo com sabão da costa para a proteção.
 
Não podemos esquecer que durante todo o banho, desde sua preparação, temos que acionar essa magia através dos Ofós, ou seja, conversar com as ervas e com os elementos, só assim conseguimos a ligação espiritual necessária para um bom resultado.
 
É importante lembrar que a ordem do uso é de extrema importância, por isso precisamos sempre atentarmos para as propriedades de cada erva e elemento, para assim, fazer melhor proveito deles.