Hoje é 26/04/17 ,Quarta-Feira, dia de Xangô

13ª Festa de Ogum

São Jorge é homenageado no Barracão de Pai José.

São Jorge é homenageado no Barracão de Pai José.

Uma casa de Ogum em dia de festa para seu Orixá patrono, foi o que encontramos no último dia 30 de Abril, mês do santo, na comunidade terreiro O Barracão de Pai José de Aruanda.
 
Muito vermelho, cor da energia ativa, foi visto desde as flores até o enfeite do elmo do poderoso Sr Sete Estradas, Entidade que desbravou os caminhos para o surgimento da casa, fundada não por acaso no mês de São Jorge.
 
São muitos os caminhos que se entrecruzam, desde o mito à matéria, entre o sagrado e seus devotos, entre a divindade e a história da comunidade neste dia reunida em louvação.
 
A fé transformada em festa, orações em forma de cantigas, o andor rodeado por médiuns ajoelhados, incorporados de antigos espíritos guerreiros, soldados venerando seu senhor na figura da imagem de São Jorge, o toque da alvorada, o batucar do adarrum.
 
Há uma história de 12 anos que não pode ser contada se não por esta festa, um verdadeiro marco que iniciou alguma coisa tão grande em nossos corações como grande na ajuda de milhares de pessoas que pelo Barracão passaram nesse período. Uma festa simples, que de forma direta anuncia, guerreiros não vão faltar no intuito de avançar cada vez mais no único sentido firmado e anunciado, o de ajudar uns aos outros como soldados de uma mesma companhia.
 
Ogum Iê, modupé Orixá guerreiro, agradecemos por mais esta festa de 2016.
 
Abaixo as belas imagens registradas pela filha do Barracão Daniele Vertuan.