Hoje é 25/06/17 ,Domingo, dia de Oxalá

Especial Vigília: ABERTURA COM D. JUPIARA

Um rito acolhedor e emocionante abre este ritual.

Um rito acolhedor e emocionante abre este ritual.

A anual Vigília de Xangô, que antecede a festa ao Orixá da Justiça no Barracão de Pai José de Aruanda, é uma reunião de médiuns que querem se preparar para este rito tão importante na casa. Nada poderia ser mais mágico e acolhedor do que a abertura feita pela Cabocla Jupiara, que trabalha com a Mãe Silmara Falasco e vem em terra para iniciar os trabalhos que se estenderão madrugada adentro.
 
Pacientemente, a Cabocla Jupiara “benze” cada um dos presentes no evento, munida de suas ervas ritualísticas com as quais Ela unge orí por orí, cabeça por cabeça, filho por filho, preparando a todos, não apenas para os trabalhos desta noite, mas com certeza, para saírem de lá bem melhores do que entraram.
 
Com as luzes apagadas, enquanto um som envolvedor toca os barulhinhos da natureza, a Cabocla sobe e desce tantas vezes quanto o número de médiuns presentes, e não são poucos. Incansável, realiza assim um ritual necessário, indispensável para o momento, e todos são abençoados logo de início, de uma forma que não poderia ser melhor.