Hoje é 11/12/17 ,Segunda-Feira, dia de Exú

Facebook é coisa de Ogum?

O Orixá da tecnologia anda triste nos dias de hoje.

Por: Alexandre Falasco

O Orixá da tecnologia anda triste nos dias de hoje.

Por Pai Alexandre Falasco

O Orixá padroeiro da tecnologia anda meio preocupado com quem se utiliza de seus domínios. Ogum inventou a forja e todas as ferramentas de agricultura que da forja provieram, mas a faca pode ser um instrumento muito útil para cortar um alimento como pode ser usada para tirar a vida alheia, Nanã não gostou muito do invento, mas Ogum não tem culpa, Einstein também não gostou de ver seu invento matar milhares de pessoas.

O fato é que tecnologia gera mudanças, e mudança é coisa de Ogum, Ele sabe que mudança dói e mesmo quando é pra melhorar nossas vidas, dói, tira do lugar comum, o que gera desconforto. Mas pode ser bom.

E pode ser ruim, vale sempre o que dela fazemos (das mudanças, das novas tecnologias). Como diria o boiadeiro José Bento, “mardita a hora que Deus inventou de dar o tar de livre arbítrio ao ser humano”, livre arbítrio não é coisa de Ogum, soldado que é, respeitador da ordem hierárquica militar, livre arbítrio é coisa de Deus, que é generoso e misericordioso.

Coronel ainda disse que tentou explicar para Deus que criar gado era muito melhor, bicho não faz mal ao seu semelhante, não tem inveja, não “bota  olho” mas Deus insiste em acreditar no ser humano, paciência seu Zé Bento.

Pelo menos Deus colocou Ogum para ficar de olho na gente, e pode ter certeza que Ele é implacável, tanto na hora de erguer os justos do chão, quanto na hora de acionar os Exus para fazerem valer a lei maior, doa a quem doer.

Citar o Facebook no título dessa matéria foi uma brincadeira, para pensarmos, pois se trata de uma tecnologia nova como foi a faca na época de sua invenção, é uma boa ferramenta de comunicação, porém hoje mais parece a evolução da fofoca, onde as vítimas não são vítimas e sim colaboradoras com informações da própria vida para alimentar este “prato cheio” para os vis.

É meu pai Ogum, a história se repete, tem muito mais gente pensando em dominar a tecnologia da informação fútil do que preocupada em salvar vidas ou melhorar a subsistência humana, como bem fez o Senhor ao inventar as ferramentas de agricultura.

Vamos tentar entender sua honrada missão, e tentar também sermos dignos de seus resultados. Ogum Iê! (dia 23 de abril é dia de Ogum, São Jorge e essa é minha contribuição as homenagens ao grane Orixá da tecnologia).