Hoje é 23/08/17 ,Quarta-Feira, dia de Xangô

A gira de Marinheiros.

Os mensageiros de Mãe Iemanjá no Barracão.

Os mensageiros do Mar, de Mãe Iemanjá. Estes são os Espíritos dos Marinheiros que se manifestam na Gira homônima. Teriam sido em geral, marinheiros de profissão, ou então muito ligados ao mar como os pescadores, os caiçaras, por exemplo. Seu maior objetivo é trazer o Axé da Rainha do mar, trazer sua mensagem de paz, e também realizar suas mirongas voltadas especialmente para a limpeza, para levar consigo qualquer mal e sepultá-lo na Calunga Grande.

Estas Entidades podem vir de qualquer região do País que seja banhada pelo mar, daí a grande mistura de sotaques e diferentes maneiras de se portar. Unânime é o fato de que todos Eles conhecem muito bem os segredos da maré, que da mesma forma que leva também traz. Ensinam-nos através da sua vasta experiência, experiência de quem viveu muito longe de casa, sentiu saudades, solidão, e apesar disso são muito alegres e brincalhões, além de galanteadores.

Marinheiro gosta muito de bebidas fortes, mas sabe que não deve abusar quando incorporado em seu médium, este é que deve ficar atento para não fazê-lo por sua própria conta.

Ele vem no balanço do mar, balançam para cá e para lá, como se ainda estivessem sobre o seu barco no meio do oceano, as pessoas que presenciam sua manifestação, acreditam que Eles estão sob efeito de álcool, mas não é esse o verdadeiro simbolismo de seus gestos. Saúdam Mãe Iemanjá, quando se tratam de pescadores costumam chamá-la de Mãe Janaina, quase sempre carregam uma garrafa debaixo de um dos braços.