Hoje é 23/05/17 ,Terça-Feira, dia de Ogum

Gira do Seu Zé.

Ele sempre ajuda quem nele tem fé.

Em honra ao Sr José Pelintra, uma gira especial é realizada em alguns terreiros de Umbanda. Nela diversas entidades, espíritos de antigos boêmios cariocas, ou velhos mestres catimbozeiros nordestinos, baixam no terreiro para realizarem suas mirongas e darem sua palavra de incentivo e orientação para seus consulentes e devotos.

Portal Giras de Umbanda - Tudo sobre a religião - Malandros

Seu Jose dos Anjos, conhecido nos catimbós como Zé Pelintra, é mestre da jurema e profundo conhecedor das artimanhas da vida e da “pós vida”, é malandro, no sentido da destreza e sabedoria popular, daí que em muitos terreiros essa gira leva o nome de Gira dos Malandros. Na maioria dos casos, não é o próprio Zé Pelintra que “baixa” e sim espíritos que trabalham sob suas vibrações.

Os “Malandros” se vestem bem, tem conversa boa e fácil, falam sobre diversos assuntos da vida cotidiana sempre com experiência de quem já viveu muito e aprendeu a sobrepor os percalços da caminhada. Gostam de samba e batuque, boa mesa e bebidas finas, são galanteadores e muito respeitadores, como na moda antiga.